Notícias

Fortgroup Na FCE Cosmetique: Inovação, Sustentabilidade E Impacto Social

Fortgroup Na FCE Cosmetique: Inovação, Sustentabilidade E Impacto Social

Fortgroup se destaca apresentando formulações naturais e um modelo de negócios verdadeiramente sustentável do ponto de vista ambiental e social.

(Clique aqui para ler a matéria no G1).

Recentemente, aconteceu em São Paulo a FCE Cosmetique, que é o maior encontro da indústria cosmética da América Latina. Neste evento, a sustentabilidade foi o foco central, tendo o Fortgroup como um dos destaques, por trazer formulações inovadoras de alta tecnologia, totalmente naturais, assim como pelo seu real compromisso e êxito em implementar, em todos os seus processos, uma cadeia produtiva sustentável, tanto do aspecto social quanto ambiental e humano.

Com quase 30 anos no mercado brasileiro, o Fortgroup é o resultado da união de diversas empresas que antes atuavam separadamente, como a Fortquim, FortAlgas, FortParaOil e FortLog, que agora somam forças, aumentando conjuntamente seus recursos, valências, investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), parcerias acadêmicas e capacidade produtiva, assim como expandindo-se no âmbito nacional e internacional.

Inovação e Revolução

Entre todas as novidades, foi possível aos visitantes conhecer e testar as formulações desenvolvidas com nanotecnologia, como o Kappa VB, que utiliza algas Kappaphycus alvarezii e o óleo natural Virola bicuhyba, trazido da Mata Atlântica, como princípios ativos. A grande vantagem desse tipo de emulsão, devido ao tamanho das partículas, é uma melhor absorção do produto, proporcionando toque seco e penetração dos seus princípios ativos em camadas mais profundas da pele e dos cabelos.

Considerada revolucionária, a linha de produtos foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, como resultado de anos de pesquisa acadêmica, utilizando ingredientes, tecnologia e mão de obra 100% brasileira. Além das características sustentáveis e amigas do meio ambiente citadas anteriormente, as formulações desenvolvidas pela FortAlgas, integrante do Fortgroup, utilizando a Kappaphycus alvarezii e a Virola bicuhyba, trazem diversos benefícios, como propriedades antienvelhecimento, anti-inflamatórias, hidratantes, cicatrizantes, regeneradoras e antiqueda capilar, que podem ser notadas já a partir da segunda semana de uso, segundo os testes realizados.

No quesito de prevenção da queda capilar resultante de descoloramento, o Kappa VB apresentou resultado mais eficiente que o princípio ativo referência do mercado, que é o óleo de argan, chegando a praticamente zerar a queda nos testes realizados. Os óleos naturais provenientes da região amazônica, produzidos pela FortParaOil, também foram destaque no evento, atraindo a atenção especial de empresas internacionais que vislumbram usar produtos como os óleos amazônicos em suas formulações, devido às suas propriedades, como regeneração do colágeno da pele (copaíba), antifúngica, antibacteriana (paracaxi) e repelente e hidratante (andiroba), entre outras.

Todo o processo de extração e produção desses óleos e manteigas é feito com a participação das comunidades nativas amazônicas, em especial do Vale do Acará (PA), trazendo empoderamento aos habitantes locais, dignidade e fonte de renda estável.

Além de trazer produtos livres de aditivos sintéticos e derivados de petróleo para o mercado, o Fortgroup também contou com avançados recursos de IA (inteligência artificial), que puderam ser testados ao vivo no próprio estande pelos visitantes, com um robô interativo multilíngue.

 

Visão Estratégica e Social

Segundo o CEO do Fortgroup, Sandro Nunes, cuidar do planeta começa de dentro para fora: “Tudo que nós fazemos é com foco em pessoas. Por isso, praticamos o fair trading, pagamos um preço justo ao produtor e estabelecemos parcerias com empresas que compartilham o mesmo propósito ambiental e social que nós”. No âmbito da sustentabilidade, a empresa traz consigo um conceito que engloba não apenas a proteção do meio ambiente, mas o desenvolvimento econômico sustentável, tanto dos meios de produção quanto das comunidades envolvidas.

Além dos cuidados internos, o Fortgroup implementou e mantém projetos e ações sociais com famílias ribeirinhas na Amazônia, onde se uniram a um projeto de reflorestamento para recuperar áreas devastadas. Eles também apoiam uma comunidade ribeirinha que usa o esporte, em especial o futebol, para incentivar os jovens locais a se manterem longe da criminalidade e se conectarem com a natureza. Do mesmo modo, realizam outras ações sociais e ambientais nas comunidades de algicultores em Paraty.

Com este enfoque em ser verdadeiramente sustentável,  o Fortgroup desenvolveu novos métodos que contribuem não apenas para a região de onde provém a matéria-prima utilizada, mas também para a população que ali vive, capacitando e empregando centenas de pessoas residentes dessas comunidades locais.

Veja Também:

Newsletter

Acompanhe as últimas inovações da Fortquim

Inscreva-se no boletim informativo da Fortquim e fique atualizado.

Ao clicar em Inscreva-se, você confirma que concorda com nossos Termos e Condições.

© 2023 Fortquim. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade

Termos de Serviço

Configurações de Cookies